Comentários

(78)
Rogerio Maestri, Engenheiro Civil
Rogerio Maestri
Comentário · há 8 anos
2
0
Rogerio Maestri, Engenheiro Civil
Rogerio Maestri
Comentário · há 8 anos
Caro Luiz.
Como engenheiro fico realmente abismado pela necessidade de afirmação que tem os Advogados de serem chamados de Doutores por mera satisfação, pois a defesa histórica que fazes da utilização em tempos pretéritos do uso de doutor para qualquer um que fazia um curso superior está completamente equivocada.
Na idade média e antiguidade não havia cursos formais que definissem uma carreira, os alunos seguiam "cursos" (que nem eram cursos, eram palestras) de determinados "savants" e após uma longa estada nas universidades, apresentavam para a sua conclusão uma "TESE", se aprovada esta tese eles se tornavam doutores.
No início da era moderna que começa a existir cursos formais, e quem os seguiam e eram aprovados ganhavam títulos de Bacharéis, de Licenciados ou Engenheiros, para obterem o título de doutor deveriam apresentar uma tese.
Um Engenheiro mesmo com 50 anos de uma profícua carreira não recebiam nenhum título além de engenheiro, isto ocorria em todas as profissões que não exigiam teses para a formação. Algumas escolas de Medicina exigiam sempre ao fim a apresentação de uma tese, que caiu em desuso esta necessidade com o tempo, por isto ainda se tem a prática de chamar um médico de doutor, mas isto também não é correto.
Agora se os advogados sentem tanta vontade de serem chamado de doutores, pode deixar que o povo brasileiro assim o fará, afinal se chama tantas pessoas por aquilo que não merecem, que chamar advogados de doutores não fará mal a ninguém.
20
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Rogerio

Carregando